sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

2016 foi Loko!

Olá povo,

Primeiramente peço desculpas por não ter postado muito esse ano, mas se vocês lerem esse texto, vão entender um pouquinho o motivo. 2016 foi um ano muito intenso, com muitas mudanças que exigiram bastante de mim.

Dominando o Android 2ª edição

No começo do ano saiu a 2ª edição do meu livro, o "Dominando o Android" com uma série de correções e novos conteúdos. Muitas coisas que eu gostaria ter colocado na primeira edição entraram nessa edição e eu fiquei muito feliz com o resultado. Ainda não estou trabalhando na 3ª edição, mas creio que teremos novidades em junho ou julho de 2017.

Despedida do CESAR

Sem sombra de dúvida o evento mais marcante para mim foi minha saída do CESAR. No mês de março, após 10 anos, resolvi pedir demissão, simplesmente porque o que a instituição esperava de mim não estava alinhado com os meus objetivos profissionais. Então, ao invés de ficar reclamando pelos corredores ou fazer um trabalho mau feito, resolvi sair. Mas o CESAR estará sempre no meu coração por ser um lugar muito legal e cheio de pessoas bacanas. Tanto que, pelo menos uma vez por semana, saio de casa apenas para almoçar com amigos que trabalham ou trabalharam no CESAR :)

Equipe do projeto HP no CESAR

Mesa e Mokriya
Quando estava querendo sair do CESAR, meu amigo Leocádio Tiné me convidou para para substituí-lo lá na Mesa. Uma empresa muito bacana aqui de Recife com cerca de 12 pessoas. Então em abril comecei a trabalhar lá. O desafio era bem diferente do CESAR, onde normalmente tínhamos equipes com várias pessoas trabalhando em um mesmo projeto. A demanda de aplicativos lá era/é bem grande e cada desenvolvedor ficava responsável por fazer um app do começo ao fim. Achei isso bem bacana e isso me motivou bastante.
Equipe da Mesa

Com certeza eu ficaria na Mesa por um bom tempo, devido ao ambiente e o trabalho que eram bem legais. Mas o meu grande amigo Douglas Drummond ficou sabendo que eu tinha saído do CESAR e me convidou para entrar no processo seletivo da Mokriya, uma empresa de Cupertino onde a maioria dos funcionários trabalha remotamente. Participei do processo, fui aprovado e como a proposta foi bem interessante, tive que deixar a Mesa para trabalhar de casa, mais uma experiência nova para mim... Tenho que escrever um post sobre isso :)
Pranil, eu e Sunil. Donos da Mokriya.

Quero aproveitar para agradecer a Antônio, Arthur e Tiago que me deram essa oportunidade de fazer parte da Mesa. Infelizmente foi por pouco tempo, mas foi muito bom. E um agradecimento muito especial a Douglas por ter apostado em mim, mesmo tendo conversado pessoalmente comigo apenas duas ou três vezes. Valeu mesmo! ;)

Eventos nacionais
Em termos de eventos, esse ano eu não participei tanto, comparado aos anos anteriores.
Em parceria com o GDG Recife, pelo segundo ano consecutivo eu fui mentor do Study Jam que é uma iniciativa do Google em parceria com a Udacity para ministrar cursos gratuitos sobre tecnologias Google. No meu caso, de Android. :P

Turma do Study Jam

No mês de junho participei de um dos eventos de Android que eu mais gosto: o Androidos day. O evento esse ano contou com a participação de três GDEs de Android. Além de mim, o Quinta e o Bira também estavam lá e enriqueceram demais o evento com suas palestras. Sem contar os outros palestrantes que deram show lá! Parabéns Josias e demais integrantes da organização! Foi muito legal o evento.
E você que está lendo esse post, não perca a edição de 2017! ;)

Palestrantes e organização do Androidos

A partir do mês de julho, o GDG Recife começou a fazer mensalmente meetups de Android onde participei com algumas palestras e sugerindo o conteúdo que seria apresentado. Infelizmente não consegui organizar nada para Novembro e Dezembro, mas prometo voltar com essa iniciativa em 2017.

Em Outubro teve o GDG DevFest Nordeste que foi simplesmente fodástico! O evento aconteceu em um resort em Maceió. Um lugar fenomenal, duas trilhas de conteúdo, muuuuita gente boa palestrando. Enfim, um evento memorável. Parabéns Juarez, Juninho e todos da organização! ;)

Palestrantes e organização do DevFest Nordeste

Eventos internacionais
Em maio participei mais uma vez do Google I/O. Dessa vez em Mountain View (nos outros anos foi em San Francisco) e em um local ao ar livre: o Shoreline Amphitheatre. O evento foi bem bacana, onde o pessoal apresentou todas (ou quase todas) as novidades do Google: Google Home, Alo/Duo, Tango/Daydream, Firebase, Android Wear 2.0, Android Studio 2.2, Android N, ... Enfim, foi muito foda como sempre. \o/
Eu no Google I/O

No mês de novembro, participei do GDE Summit lá no Google, em Mountain View. Esse evento é fantástico para conhecer e rever GDEs de todo mundo, pois muitos deles já trabalharam no Google ou desempenham um papel fundamental na comunidade mundial de desenvolvedores. Além é claro, de ter contato direto com o advocates e o pessoal de produto do Google. Então você pode conversar e saber mais sobre a tendências e a direção que as tecnologias do Google estão tomando. Acho que esse foi o melhor summit que já participei. Muito conteúdo, dicas, conversas e coisas novas para brincar como o Google Home, Tango e Android Things.

GDEs brasileiros no GDE Summit

Também participei do DevFest Silicon Valley. Foi legal, mas nem se compara aos nossos DevFests ;)

Certificação Android
No Google I/O desse ano, o Google anunciou uma parceria com a Udacity para elaborar uma certificação oficial para desenvolvedores Android: a Associate Android Developer. Eu fiz esse exame e escrevi esse post aqui para explicar como funciona todo o processo.

Aulas na Unibratec
Esse ano assumi apenas uma turma de pós graduação, mas que durou quase 4 meses. A coordenação da Unibratec está de parabéns por ter designado 72 horas para a disciplina de Android. Isso me permitiu trabalhar muito bem o conteúdo e foi muito enriquecedor porque a turma estava muito interessada.
Turma de pós graduação da Unibratec

E para finalizar o ano, mais uma despedida: esse será meu último semestre como professor da Unibratec. Devido a viagens que eu tenho que fazer no meu emprego atual e por precisar dedicar mais tempo a algumas outras coisas da minha carreira, tive que me desligar da Unibratec. Ainda ficarei com as turmas de pós-graduação, mas vou dar um tempo nas turmas de graduação.

--

Bem pessoal, essa foi a retrospectiva de 2016. E como vocês puderam ver, esse ano foi muito LOKO! Mas foi muito bom para mim.
Espero que 2017 seja muito bom também para nós todos.

4br4ç05,
nglauber

2 comentários:

Douglas Drumond Kayama disse...

Graaaande Glauber! Um prazer tê-lo como companheiro de trabalho. Agora que meu projeto acabou, será que vou conseguir trabalhar diretamente contigo?

Nelson Glauber disse...

Seria uma satisfação enorme Douglas! :)

Grande abraço meu velho! E um 2017 de muitas alegrias e realizações para nós todos!

4br4ç05,
nglauber