segunda-feira, 4 de abril de 2016

Carregando imagens de outras fontes com o Picasso

Olá pessoal,

As bibliotecas de carregamento de imagens são utilizadas em praticamente todos os projetos Android. Elas facilitam o carregamento de imagens a partir de diversas fontes como: web, sistema de arquivos e até de banco de dados. Possuem recursos de redimensionamento, crop, placeholder, animação, etc. As mais famosas desse segmento são: Picasso, Glide e Universal Image Loader (UIL). Todas são ótimas, já resolvi uns problemas com uma, outros problemas com outra e por aí vai.
No projeto que estou atualmente estou usando o Picasso, e estava precisando carregar imagens de um local não suportado nativamente por ele: o arquivo de expansão de APK.
Graças ao grande mestre Jake Wharton, podemos implementar isso de uma forma muito fácil. Basta criar uma subclasse de RequestHandler.
import com.squareup.picasso.Request;
import com.squareup.picasso.RequestHandler;

public class MeuRequestHandler extends RequestHandler {

    public MeuRequestHandler() {
    }

    @Override
    public boolean canHandleRequest(Request data) {
        // Retorne true se essa classe pode tratar a leitura da imagem
        return data != null
                && data.uri != null
                && data.uri.getScheme() != null
                && data.uri.getScheme().startsWith("ngvl");
    }

    @Override
    public Result load(Request request, int networkPolicy) 
            throws IOException {
        Bitmap imagem = metodoQueCarregaSeuBitmap(request.uri);
        Result result = new Result(imagem, Picasso.LoadedFrom.DISK);
        return result;
    }
}
Essa classe possui apenas dois métodos:
  • canHandleRequest(Request) define se essa classe é capaz de carregar uma determinada imagem. Nesse exemplo, estou usando o parâmetro Request para checar se o endereço (definido por uma Uri) começa com "ngvl". 
  • Já o método load(Request, int) carrega a imagem em si e a retorna por meio de um objeto Result, que recebe o Bitmap da imagem e de onde ela foi carregada (memória, disco ou rede).
Criado o handler, basta adicioná-lo a uma instância do Picasso.
Picasso = mPicassoInstance = 
    new Picasso.Builder(mContext.getApplicationContext())
        .addRequestHandler(new MeuRequestHandler())
        .build();
Com isso, você está adicionando uma nova fonte de imagens à sua instância do Picasso, ou seja, você pode usar todos os schemas já suportados pelo Picasso (http, file, content, ...) e esse que acabamos de criar.
Agora, se invocarmos o código a seguir, o nosso handler tratará essa requisição.
mPicassoInstance
        .load("ngvl://minhaimagem/logo.jpg")
        .into(imageView);

#perfmatters #protip É importante que só haja uma instância desse objeto para evitar problemas de memória! Sendo assim, implemente um Singleton, e caso precise de um Context, passe o getApplicationContext() para ele ;)

4br4ç05,
nglauber

3 comentários:

Unknown disse...

Nelson, boa noite!

Estou tentando carregar uma imagem que está armazena em uma maquina da minha rede. Essa maquina não tem um servidor http para disponibilizar as imagens. Considerando que o tablet e o computador que possui as imagens estão na mesma rede, como poderia fazer um acesso direto as imagens que estão no computador? Minha aplicação Android teria que acessar esse computador da rede e carregar a imagem. É possível? Pode me dar essa ajuda?

Obrigado

Nelson Glauber disse...

Oi Harley,

Assim de cabeça não. Minha solução seria ter uma servidor http na sua máquina (Apache, IIS, Node, etc.) que daria acesso a suas fotos pelo aparelho...

4br4ç05,
nglauber

Unknown disse...

Nelson,

Obrigado pelo retorno. Estou analisando a utilização do Google drive ou One Drive. A instalação de um servidor funciona, mas seria complicado para os clientes.

Abraço,
Harley