terça-feira, 19 de agosto de 2014

Cuidado ao falar com especialistas

Olá povo,

O texto abaixo é do excelente livro "O Programador Pragmático: De aprendiz a mestre" (Cap.1, pág.39). Nesse trecho, os autores descrevem como devemos agir ao entrarmos em contato com especialistas. Sua publicação original é de 1999, mas seus conceitos são certamente válidos até hoje, entretanto tive a ousadia de fazer alguns mínimos ajustes.

"Com a adoção global da internet, os especialistas se tornam tão acessíveis quanto nossa tecla Enter. Portanto, como encontrar um e fazê-lo conversar com você? Conhecemos alguns truques simples:

  • Saiba exatamente o que quer perguntar e seja tão específico quanto puder.
  • Formule sua pergunta cuidadosa e polidamente. Lembre-se de que você está pedindo um favor; não dê a impressão de que está exigindo uma resposta.
  • Uma vez que tiver formulado sua pergunta, pare e pense novamente. Selecione algumas palavras-chave e pesquise na web no Google.
  • Decida se quer perguntar pública ou privadamente. Grupos de notícias Fóruns de discussão e o stack overflow são ótimos pontos de encontro de especialistas em qualquer tópico, mas algumas pessoas não gostam de perguntar publicamente tomam cuidado devido a natureza pública desses grupos. Alternativamente, você sempre pode mandar um email direto para o especialista. De uma forma ou de outra, use uma linha de assunto significativa ("Preciso de ajuda!!!" não é suficiente).
  • Sente-se e tenha paciência. As pessoas são ocupadas e pode demorar dias para chegar uma resposta específica.

Para concluir, não deixe de agradecer qualquer pessoa que lhe responder. E se encontrar pessoas fazendo perguntas que você pode responder, desempenhe seu papel e participe."

4br4ç05,
nglauber


2 comentários:

Unknown disse...

Esse livro é muito bom.
O li esse ano, recomendo o Clean Code. É o que estou lendo atualmente.

Fabio C. Barrionuevo da Luz disse...

Expandindo o tema de como perguntar, recomendo fortemente esse texto feito por Eric Steven Raymond: http://catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html

ou a tradução antiga:
http://www.python.org.br/wiki/ComoFazerPerguntasInteligentes

Caso um dos links esteja fora dor ar, use o link com problema: https://web.archive.org