sexta-feira, 11 de julho de 2014

Android Wear - Apps

Olá povo,

Nesse terceiro post da série sobre Android Wear, vou mostrar como criar aplicativos específicos para smartwatches. Se você perdeu os dois primeiros posts, leia aqui e aqui.
Crie um novo projeto no Android Studio e após informar o nome e o pacote, clique em Next. Será exibida a tela a seguir, onde você deve selecionar o checkbox "Wear". Depois, clique em Next.
Na próxima tela do assistente, temos a opção de criar uma nova Activity, marque a opção Blank Wear Activity e clique em Next.
Dê um nome à sua Activity e o arquivo de layout que apontará para outros dois arquivos de layout: um para relógios redondos (como o Moto 360) e outro para relógios quadrados (como o Samsung Gear Live).
Clique em Finish e o nosso projeto Android Wear estará criado. Percebam que na pasta res/layout foram criados três arquivos: activity_my.xml, rect_activity_main.xml, round_activity_my.xml. O primeiro é listado abaixo:
<android.support.wearable.view.WatchViewStub
    xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:id="@+id/watch_view_stub"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    app:rectLayout="@layout/rect_activity_my"
    app:roundLayout="@layout/round_activity_my"
    tools:context=".MyActivity"
    tools:deviceIds="wear"/>
Notem que o conteúdo desse arquivo é apenas uma WatchViewStub que aponta para o @layout/rect_activity_my quando o werable for quadrado e @layout/round_activity_my para telas redondas.
Nosso exemplo será bem simples, clicaremos em um botão e ativaremos o reconhecimento de voz do wear. Poderemos falar (e no caso do emulador, digitar) e o texto que for reconhecido será exibido em um TextView. Para tal, abra o arquivo res/layout/rect_activity_my.xml e deixe-o como abaixo.
<LinearLayout 
    xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    android:orientation="vertical"
    tools:context=".MyActivity"
    tools:deviceIds="wear_square"
    android:gravity="center">
    <TextView
        android:id="@+id/text"
        android:layout_width="wrap_content"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:text="@string/hello_square" />
    <ImageButton
        android:layout_width="wrap_content"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:id="@+id/button"
        android:src="@android:drawable/ic_btn_speak_now"/>
</LinearLayout>
Não temos nada de mais nesse arquivo... Então vamos ver como ficará a Activity.
public class MyActivity extends Activity 
    implements
        View.OnClickListener,
        WatchViewStub.OnLayoutInflatedListener {

    private TextView mTextView;

    @Override
    protected void onCreate(Bundle savedInstanceState){
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.activity_my);
        WatchViewStub stub = (WatchViewStub) 
                findViewById(R.id.watch_view_stub);
        stub.setOnLayoutInflatedListener(this);
    }

    @Override
    public void onLayoutInflated(WatchViewStub stub) {
        mTextView = (TextView) 
                stub.findViewById(R.id.text);
        stub.findViewById(R.id.button)
                .setOnClickListener(MyActivity.this);
    }

    @Override
    public void onClick(View view) {
        Intent intent = new Intent(
            RecognizerIntent.ACTION_RECOGNIZE_SPEECH);
        
        intent.putExtra(
            RecognizerIntent.EXTRA_LANGUAGE_MODEL,
            RecognizerIntent.LANGUAGE_MODEL_FREE_FORM);
        
        startActivityForResult(
            intent, 1 /* Request code */);
    }

    @Override
    protected void onActivityResult(int requestCode,
            int resultCode, Intent data) {
        
        super.onActivityResult(
            requestCode, resultCode, data);

        if (requestCode == 1 
            && resultCode == RESULT_OK) {

            List<String> results = 
                data.getStringArrayListExtra(
                    RecognizerIntent.EXTRA_RESULTS);
            String spokenText = results.get(0);
            mTextView.setText(spokenText);
        }
    }
}
No onCreate pegamos a referência do WatchViewStub e setamos o listener para sermos notificados quando o arquivo de layout for carregado com o método setOnInflaterListener. Para isso, nossa Activity implementa a interface WatchViewStub.OnLayoutInflatedListener e consequentemente seu método onLayoutInflated. Nele, inicializamos o TextView e setamos o evento de clique do botão.
Ao clicarmos no botão, iniciamos a Activity de reconhecimento de fala e no onActivityResult, pegamos a lista dos resultados do que foi dito, pegamos o primeiro item da lista e exibimos no TextView. Execute a aplicação e veja o resultado.
Não achei uma forma fácil de excluir uma aplicação no relógio, sendo assim você pode usar o comando adb no terminal.
adb shell pm uninstall -k pacote.da.sua.app

Se você estiver com mais de um device conectado, pode usar a opção -s.
adb -s SERIAL shell pm uninstall -k pacote.da.sua.app

Para saber o serial do dispositivo é só utilizar o comando
adb devices

Qualquer dúvida, deixem seus comentários.

4br4ç05,
nglauber

Fonte: http://developer.android.com/training/wearables/apps/index.html

4 comentários:

Telmo Pimentel Mota disse...

Oi Glauber,
Muito bom ter você postando novamente. :)
Parabéns pelo Google I/O e essa série sobre Android Wear.

Também é possível desinstalar usando o aplicativo Gear Manager entrando em Meus Aplicativos.

Nelson Glauber disse...

Oi Telmo,

Valeu! :)

Essa app é no smartphone ou no relógio. Só lembrando que eu tô com o Gear Live (que é Android Wear) e não com o Gear 2 (que é Tizen).

4br4ç05,
nglauber

Eric Mesquita disse...

Olá Glauber, tudo bem?
Estou iniciando no desenvolvimento Android, e é muito bom ver blogs como o seu pra nos ajudar a entrar nesse mundo. Estou com uma dúvida quanto à IDE ideal. No site do Android Studio diz que ainda está beta. Você já desenvolve nela. Já dá para ter segurança em usá-la?

Grande abraço!

Nelson Glauber disse...

Oi Eric,

Sem sombra de dúvidas o Android Studio é atualmente a melhor opção para o desenvolvimento Android.
Apesar de estar em versão BETA, elá já tem mais de um ano sendo atualizada constantemente e está bem estável. Inclusive em vídeos e tutoriais do Google o que vejo é o Android Studio. No meu livro e nas minhas aulas estou usando ele.

4br4ç05,
nglauber