segunda-feira, 21 de março de 2011

Palestra de Android

Olá povo,

Foi com grande satisfação que hoje ministrei uma palestra sobre Android para a turma de pós-graduação em Engenharia de Software da UFPE. A apresentação foi feita durante a aula de Engenharia de Software do Professor Silvio Meira e contou com a ilustre presença dos Professores Jones e Vinícius.

O dia começou com uma excelente palestra sobre arquitetura com Luiz Borba. Descontraído como sempre, ele falou sobre definições de arquitetura, padrões de projeto, refactoring, TDD e muitas outras coisas que todo programador (como ele, e agora eu, nos intitulamos) deve saber.

Em seguida foi a vez da "minha pessoa". Fiquei bem nervoso no começo, afinal de contas, são poucos [eu acho] que não ficam nervosos ao falar de tecnologia na frente de srlm. Mas depois foi tranquilo.
Eu falei da revolução dos últimos anos no mercado de smartphones e a parcela do Android nesse contexto. Expliquei a arquitetura e o segredo do sucesso da plataforma do Google, discutimos sobre seus concorrentes e sobre o que podemos fazer com o "robozinho verde".
Em seguida, mostrei as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aplicações e como configurá-las. Ao final, fiz um exemplo explicando como é organizado um projeto e como executá-lo no emulador do Android.

Abaixo estão algumas fotos da apresentação. (Valeu Vinícius! :)









4br4ç05,
nglauber

Nenhum comentário: