Dando continuidade ao post sobre iPhone, mostrarei nesse como tratar eventos simples na plataforma iOS. Nosso exemplo constará de uma tela com uma caixa de texto e um botão. Ao clicar nesse botão, será exibida uma mensagem com o conteúdo digitado.
Inicie um novo projeto no Xcode, selecione a opção View-based Application e indique o local onde deseja salvar seu projeto juntamente com seu nome (utilizei ExemploBlog2). Um novo projeto será iniciado e começaremos nosso exemplo desenhando a tela da aplicação. Dê um duplo clique sobre o arquivo ExemploBlog2ViewController.xib que está dentro da pasta Resources. O Interface Builder será aberto para que possamos editar o arquivo.
Arraste da janela Library (se ela não estiver sendo exibida pressione Shift-Command-L): um Label, um TextField e um RoundRectButton. Altere a texto do Label e do botão dando um duplo-clique sobre eles. Na janela de propriedades (se não estiver ativa, pressione Command-1) altere a propriedade Text Input Traits > Return Key para Done. Isso servirá para quando terminarmos de digitar o texto desejado, possamos fechar o teclado virtual. Por fim, arraste os componentes de na tela deixando-os similar a figura abaixo.
Salve o arquivo e volte ao Xcode. Vamos agora declarar esses componentes no código da classe que tratará os eventos da UI. Abra o arquivo ExemploBlog2ViewController.h e deixe-o conforme abaixo.
Salve o arquivo e volte ao Xcode. Vamos agora declarar esses componentes no código da classe que tratará os eventos da UI. Abra o arquivo ExemploBlog2ViewController.h e deixe-o conforme abaixo.
#import <UIKit/UIKit.h>
@interface ExemploBlog2ViewController :
UIViewController {
IBOutlet UITextField* txtNome;
}
- (IBAction) doneDoTeclado;
- (IBAction) cliqueDoBotao;
@end
No arquivo .h é onde declaramos os atributos da classe (que ficam entre as chaves) e as assinaturas de métodos (após a chave de fechamento e a diretiva @end). No código acima, declaramos um UITextField que representará a caixa de texto que definimos no InterfaceBuilder. Notem que antes da declaração, colocamos o texto IBOutlet, que é necessário para que possamos interligar essa variável ao componente definido no Interface Builder.
Logo abaixo declaramos dois métodos, o primeiro servirá para fechar o teclado virtual e o segundo servirá para tratar o clique do botão. A implementação desses métodos fica no arquivo com exetnsão .m. Abra o arquivo ExemploBlog2ViewController.m e deixe-o de acordo com o código abaixo:
O iOS (sistema operacional do iPhone/iPad/iPod Touch) utiliza uma cadeia de "respondedores" de eventos. Ao entrar em uma caixa de texto, o teclado virtual passa a tratar os eventos da caixa de texto. Para reatribuir o controle ao TextField chamamos o método resignFirstResponder.
No método do clique do botão, chamamos o método doneDoTeclado, para que, se o usuário clicar no botão sem clicar no Done do teclado, o teclado virtual desapareça. Em seguida criamos uma string (representada pela classe NSString) para concatenar a mensagem que desejamos com o texto digitado.
Notem que foi utilizado o método alloc seguido pelo método initWithFormat. Diferentemente de Java, no Objective-C temos que alocar e desalocar a memória utilizada pelo objeto. O método alloc chamado a partir da classe faz a alocação e o método release (como usamos mais abaixo) faz a liberação. Objective-C não tem o conceito de construtores, por isso são usados métodos com prefixo init para inicializar o objeto.
A classe que exibirá a mensagem é a UIAlertView, a qual inicializamos um objeto passando o título do diálogo, a mensagem, um objeto que trate o clique do botão do diálogo, o texto do primeiro botão, e por último o texto de mais botões que você desejar.
Como você deve ter notado, chamadas de método são feitas usando a notação diferente das linguagens basedas em C (como Java, C#, C++). Ele utiliza a notação In-Fix que coloca palavras antes de cada parâmetro para explicar para que serve. No código acima é fácil identificar para que serve cada parâmetro para criar o UIAlertView. Criado o diálogo, o exibimos chamando o método show.
#import "ExemploBlog2ViewController.h"
@implementation ExemploBlog2ViewController
- (IBAction) doneDoTeclado {
[txtNome resignFirstResponder];
}
- (IBAction) cliqueDoBotao{
[self doneDoTeclado];
NSString *mensagem = [[NSString alloc]
initWithFormat:@"Você digitou %@", txtNome.text];
UIAlertView *alert = [[UIAlertView alloc]
initWithTitle:@"Informação"
message:mensagem
delegate:nil
cancelButtonTitle:@"OK"
otherButtonTitles:nil];
[alert show];
[alert release];
[mensagem release];
}
- (void)dealloc {
[txtNome release];
[super dealloc];
}
@end
O iOS (sistema operacional do iPhone/iPad/iPod Touch) utiliza uma cadeia de "respondedores" de eventos. Ao entrar em uma caixa de texto, o teclado virtual passa a tratar os eventos da caixa de texto. Para reatribuir o controle ao TextField chamamos o método resignFirstResponder.
No método do clique do botão, chamamos o método doneDoTeclado, para que, se o usuário clicar no botão sem clicar no Done do teclado, o teclado virtual desapareça. Em seguida criamos uma string (representada pela classe NSString) para concatenar a mensagem que desejamos com o texto digitado.
Notem que foi utilizado o método alloc seguido pelo método initWithFormat. Diferentemente de Java, no Objective-C temos que alocar e desalocar a memória utilizada pelo objeto. O método alloc chamado a partir da classe faz a alocação e o método release (como usamos mais abaixo) faz a liberação. Objective-C não tem o conceito de construtores, por isso são usados métodos com prefixo init para inicializar o objeto.
A classe que exibirá a mensagem é a UIAlertView, a qual inicializamos um objeto passando o título do diálogo, a mensagem, um objeto que trate o clique do botão do diálogo, o texto do primeiro botão, e por último o texto de mais botões que você desejar.
Como você deve ter notado, chamadas de método são feitas usando a notação diferente das linguagens basedas em C (como Java, C#, C++). Ele utiliza a notação In-Fix que coloca palavras antes de cada parâmetro para explicar para que serve. No código acima é fácil identificar para que serve cada parâmetro para criar o UIAlertView. Criado o diálogo, o exibimos chamando o método show.
Por fim, o método dealloc deve liberar todos os recursos alocados pela tela. No nosso caso, estamos liberando a memória alocada para o TextField.
A parte de código está pronta. Falta agora fazer a ligação entre o arquivo .xib do InterfaceBuilder com esse código. Volte para o InterfaceBuilder e vamos fazer essa ligação. Selecione o TextField e a partir da janela Connections (se não estiver sendo exibida, Command-2) clique em New Referencing Outlet e arraste para o File's Owner conforme a figura abaixo. Na lista que for exibida, selecione txtNome.
Faça agora a ligação arrastando o evento Did End on Exit para o File's Owner e na lista que será exibida selecione doneDoTeclado. Agora selecione o botão e faça agora a ligação arrastando o evento Touch Up Inside para o File's Owner, e na lista que for exibida selecione cliqueDoBotao.
Feito isso, volte para o Xcode e pressione o botão Build and Run. O resultado será semelhante as figuras abaixo.
Qualquer dúvida, deixem seus comentários.
4br4ç05,
nglauber
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