sexta-feira, 17 de junho de 2016

Firebase com Android

Olá povo,

Estava com vontade de escrever uns posts sobre Firebase aqui para o blog, mas achei que eles ficariam muito grandes. Então resolvi gravar alguns vídeos, com praticamente nenhuma edição, exceto alguns cortes que eu fiz pela demora na compilação/execução da aplicação.

É uma série com quatro vídeos onde abordo três dos principais serviços do Firebase: autenticação (Auth), armazenamento de arquivos (Storage) e o banco de dados em tempo real (RealTime database).

A ideia aqui foi criar um cadastro de livros do zero, onde o usuário deve realizar o login utilizando sua conta do Google para acessar a aplicação. O cadastro permite digitar o título do livro, o autor, e fazer o upload da capara do livro, obtida tirando uma foto com a câmera do aparelho. Para persistir as informações utilizamos o banco de dados do firebase, e para armazenar as imagens das capas do livro usamos o serviço de storage. O resultado ficou como abaixo:

     

Como vocês podem/vão notar, não me preocupei muito com a UI. Mas isso é uma melhoria que posso fazer nos próximos vídeos. Se vocês gostarem, posso evoluir esse aplicativo e/ou mostrando mais recursos do Firebase (como o analytics, crash report, login com facebook, etc).
Então, deixem seus comentários e espero que gostem! ;)



[EDITADO 08/07/2016]
O código desse exemplo (melhorado) encontra-se no meu GitHub:
https://github.com/nglauber/playground/tree/master/android/LivrosFirebase

4br4ç05,
nglauber

6 comentários:

Levi Saturnino disse...

Muito bom, gostei bastante.

Clay Zeballos disse...

Vou seguir esse tutorial depois de fazer os cursos básicos da Udacity!

Weslly Lindemberg Costa de Oliveira Silva disse...

Olá Glauber, blz?
Gostaria de saber se os planos pagos do firebase se aplica a cada APP ou é associada a conta? Obs.: Não encontrei esta informação no site do firebase

Nelson Glauber disse...

oi Weslly,

As informações sobre os preços do Firebase estão disponíveis aqui:
https://firebase.google.com/pricing/

Não tenho certeza, mas acho que a cobrança é feita por app. Ou seja, você pode ter apps rodando no spark (gratuito) e outras no plano pago.

4br4ç05,
nglauber

Guilherme disse...

Parabéns pelo tutorial, deu pra dar o pontapé inicial nas ferramentas do firebase....Mas tenho uma dúvida...Tem como de a gente saber se o dado já está na nuvem ou apenas local, no caso se vc escolhe a opção para trabalhar offline? Pensei em colocar uma propriedade na classe, que quando eu crio no dispositivo ela fica status 0 e ao subir na nuvem ela setava 1..Tipo numa trigger no banco pelo console do firebase, mas encontrei tal configuração no banco, apenas regras! Se souber me uma luz por favor...Valeu!

Nelson Glauber disse...

Olá,

Acho que esse link pode ajudar.
http://stackoverflow.com/questions/32725075/firebase-android-how-to-tell-if-node-has-been-synced

4br4ç05,
nglauber