sábado, 14 de julho de 2012

Palestra de Android na Campus Party Recife

Olá povo,

Tive o imenso orgulho de ser convidado pelo Prof. Silvio Meira para ministrar uma palestra sobre Android na Campus Party Recife. O título da apresentação será "Sua primeira e próximas aplicações Android: como fazer em uma hora?" e acontecerá na sexta, 27/07/12 às 11:15 no cenário Pitágoras.

Na ocasião, mostrarei os principais recursos utilizados para criar aplicativos para a plataforma Android. A abordagem será bem prática, mostrando as ferramentas necessárias, estrutura de um projeto,  ferramentas que facilitam a vida dos desenvolvedores e que fazem da plataforma Google líder no mercado mobile. Abrirei espaço para que os presentes possam tirar dúvidas em relação a plataforma de uma maneira geral.

Falando um pouquinho sobre a Campus Party, ela foi criada na Espanha em 1997 e é atualmente o maior evento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Ela funciona de forma itinerante, onde os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde frequentam oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, aconteceu a primeira edição brasileira, que desde então acontecia apenas em São Paulo. Entre os dias 26 e 30 de julho de 2012, Recife receberá pela primeira vez o evento. 

A #CPRecife será divida em cenários onde acontecerão palestras, oficinas, mesas de discussão, entre outras. O cenário Pitágoras será o local onde os "Campuseiros Desenvolvendo" poderão discutir/conhecer tópicos relacionados com desenvolvimento de software, software livre e segurança. Lá também estarão meus colegas Eric Cavalcanti, falando sobre programação mobile multiplataforma com Titanium, e Richardson Oliveira falando sobre desenvolvimento para a plataforma iOS.

Os ingressos para o evento já acabaram. Então, quem já comprou, nos vemos lá!

EDITADO em 27/07/2012

Vocês podem conferir como foi a palestra no vídeo abaixo:

Os slides da palestra estão disponíveis em aqui.

A aplicação feita durante a apresentação está aqui. Ela está tal como fei feita na apresentação. Aproveito pra deixar algumas sugestões de melhoria: tratar a ausência de conexão com a internet; evitar que os dados sejam recarregados ao girar o aparelho.

4br4ç05,
nglauber

15 comentários:

hangrel disse...

c pode deixar disponível os slides da apresentação da CPR?

Nelson Glauber disse...

oi hangrel,

Acabei de disponibilizar.

4br4ço5,
nglauber

Rodrigo Jardim disse...

Glauber, muito legal a apresentação dos slides. Sucesso!!

Rodrigo Jardim disse...

Glauber, a apresentação dos slides ficou muito legal. Sucesso!

Nelson Glauber disse...

Oi Xaropinho e Rodrigo,

Vocês não gostaram da parte do código foi?

4br4ç05,
nglauber

Higo Matos disse...

Glauber,

Assisti sua palestra ontem a tarde pela campus live e re-criei a aplicação com sucesso para a versão 2.1 testando em dois aparelhos!

Foi meu primeiro contato com o Android e achei sensacional como você conseguiu de maneira simples e direta demonstrar como iniciar o desenvolvimento para Android!

Obrigado e Sucesso!

Nelson Glauber disse...

Oi Higo,

Que bom que conseguiu. Valeu pelo elogio! =)

4br4ç05,
nglauber

Francisco Olivar disse...

Professor,
Parabéns pela apresentação, muito legal sua dinâmica. O professor Eric do CESAR ministrou também uma palestra sobre titanium e mostrou o mesmo exemplo que o seu..executou na plataforma android e IOS, que vc acha dessa ferramenta?

Nelson Glauber disse...

Oi Francisco,

Que bom que gostou da palestra. Fico muito feliz com o feedback.

Em relação ao Titanium, eu acho muito bacana e acho interessante utilizá-lo em determinados projetos. Eric trabalha do meu lado e sempre debatemos de boa sobre o assunto.
Como ele tem que atender aos dois públicos (iOS e Android) ele vai deixar de fora alguns recursos que existem em uma plataforma e não existe na outra.

Como sabia da palestra de Eric, coloquei algumas coisas no Slide que o Titanium não suporta como Widgets, LiveWallpapers, Fragments, API de jogos, etc. Além disso, você pode não ter um controle tão grande hardware como você tem numa aplicação nativa.
Além disso, montar a UI no Titanium é todo "na munheca", não existe um editor visual como no Android e iOS.

Cabe a você analisar se o Titanium tem todos os recursos que sua aplicação vai necessitar.

4br4ç05,
nglauber

Eric Braga disse...

Parabéns pela palestra. Para a galera que não sabia de nada ficou sabendo de bastante coisa.

Jhoseph Araújo !!! disse...

Sinceramente, algumas pessoas tem o dom de transmitir conhecimento e vc é uma delas professor. Acompanho seu blog a uns 6 meses e aprendi muito por aki, belo trabalho

Nelson Glauber disse...

Jhoseph e Eric,

Obrigado pelas palavras! Esse tipo de feedback é que me dá motivação para seguir em frente.

4br4ç05,
nglauber

Jhoseph Araújo !!! disse...

No seu código vi que nao implementou o onClickListener para o evento de click do ImageButton, como isso é possivel? É por causa da versao da plataforma?

Nelson Glauber disse...

Oi Jhoseph,

Na propriedade onClick do ImageButton eu informo o método da Activity que vai tratar o evento.
Ele deve ser public, não retornar nada (void) e receber um objeto View como parâmetro. Essa view representa o componente que disparou o evento, uma vez que eu posso usar o mesmo nome de método para vários botões.

4br4ç05,
nglauber

P.S.: Eu falei isso na palestra :)

Julio Neves disse...

olá Glauber, só hoje consegui assistir sua palesta, muito boa (como sempre).
Minha primeira aplicação usando a api do twitter gastei aproximadamente 1 dia para desenvolver, fiquei frustado comigo ao ver você fazer em meia hora :(
Por outro lado, as duas "mágicas" que vc fez com o json e com a imagem vão me ajudar muito :)
Só pra enfatizar, sou um consultor assíduo do seu blog, pena que nem sempre agradeço nem comento a postagem, por questões de tempo.
Mas é isso, parabéns e valeu por mais esse show!!!