segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Google compra Motorola Mobility


Olá povo,

Você chega na segunda de manhã e se depara com uma notícia que balança o mundo mobile: a compra da Motorola Mobility pela Google.
Não tô afim de escrever muito, mas vou colocar minha opinião pessoal. Achei essa aquisição bastante oportuna e ao meu ver até esperada. A Apple tem seu próprio SO (iOS) e fabrica seu hardware; a Nokia fecha parceria com a Microsoft para o Windows Phone; nada mais justo do que a Google se juntar com alguém, e com alguém que apostou muito no Android como a Motorola.

Aí pode vir a pergunta: e porque não a HTC ou a Samsung? Na minha opinião, pode ser porque esses dois fabricantes em especial "dão tiros pra todo lado". Digo isso porque podemos encontrar celulares Samsung com Bada, e da HTC com Windows, além do próprio sistema da Google. Então eu creio que eles continuarão assim, diversificando seus produtos.

Outro ponto importante é que o Google/Android/Fabricantes estavam sendo processados por diversos concorrentes por questões de patentes, e em muitos casos, perdendo essas disputas na justiça. Com a compra da Motorola, o Google amplia seu leque de patentes e protege a si e aos parceiros (fabricantes) que adotam o Android, uma vez que a Google reiterou sua posição de deixa-lo Open Source.

Sendo assim, acho que isso fortalecerá o Android e aquecerá ainda mais o mercado mobile. E nós, como desenvolvedores, devemos estar preparados para onde quer que o vento leve este barco.
E vocês, o que acham? Deixem seus comentários.

4br4ç05,
nglauber

*imagem Gizmodo Brasil

3 comentários:

Bruno Vinicius disse...

Com relação a pergunta: Por que não Samsung ou HTC? Tem outros motivos também, como por exemplo, o preço, e a disponibilidade. Alem do que, apenas a Nokia tem um portfólio de patentes de dispositivos móveis comparado ao da Moto.

Everton Vieira disse...

Uma coisa é certa! Agora sim surgiram celulares de outro mundo!!

Nelson Glauber disse...

Com 17.000 patentes concedidas e 7.000 patentes pendentes ligadas principalmente a tecnologia 2G e 3G, a Motorola tinha um dos mais respeitáveis portfólios de propriedade intelectual entre os fabricantes de celulares.

Com a aquisição pelo Google, anunciada nesta segunda-feira, as patentes devem passar a funcionar como um meio de proteção a todos os fabricantes do Android, incluindo Samsung, HTC, Sony Ericsson, LG e outras empresas que agora poderão responder mais facilmente aos crescentes ataques da Apple e Microsoft.

"Nós felicitamos as notícias de hoje, o que demonstra o profundo compromisso do Google em defender o Android, seus parceiros e o ecossistema" – JK Shin, Presidente da Samsung Mobile Communications Division.

"Congratulo-me com o compromisso do Google em defender o Android e seus parceiros" – Bert Nordberg, Presidente & CEO, Sony Ericsson.

"Congratulamo-nos com a notícia da aquisição de hoje, o que demonstra que o Google está profundamente comprometido com a defesa Android, seus parceiros e todo o ecossistema" – Peter Chou, CEO da HTC Corp.

"Saudamos o compromisso do Google com a defesa do Android e seus parceiros."
- Jong-Seok Park, Presidente & CEO da LG Electronics Mobile Communications Company.

Fonte :http://googlediscovery.com