Olá povo,
Na próxima quarta-feira 24/11 estarei defendendo minha dissertação de mestrado. Meu tema trata de como fazer com que uma aplicação iPhone execute na plataforma Android. Para isso, desenvolvi uma ferramenta chamada iOS2Droid, que converte o código fonte escrito em Objective-C (linguagem do iPhone) para Java (usado no Android). Essa ferramenta se torna muito útil principalmente para empresas de desenvolvimento que já criam aplicações para iPhone e querem converter as mesmas para a plataforma do Google.
Então uma das seções que apresentarei na minha defesa, são os concorrentes do iOS2Droid, que vou listar pra vocês abaixo:
XMLVM (http://www.xmlvm.org) é um trabalho realizado por Arno Puder que realiza a conversão de arquivos de linguagem intermediária (como os .class do Java) para um arquivo XML, que por sua vez pode ser convertido para outra linguagem.
Um dos recursos do XMLVM é a possibilidade de converter aplicações Android para iPhone. Exatamente o oposto do que é proposto pelo iOS2Droid. Um detalhe é que a aplicação desenvolvida em Android, utiliza o framework do iPhone escrito em Java.
Dessa forma, um diferencial do iOS2Droid é que a aplicação desenvolvida em iPhone utiliza o framework nativo, e a ferramenta faz as adaptações para converte-la em uma aplicação Android.
O PhoneGap (http://www.phonegap.com/) é um framework de desenvolvimento open source para construir aplicações mobile cross-platform. As aplicações são construídas utilizando HTML e JavaScript e permite que uma aplicação possa executar em diversas plataformas além de Android e iPhone, como Palm, Symbian e Blackberry.
O Titanium Mobile (http://www.appcelerator.com/products/titanium-mobile-application-development/) faz trabalho similar ao PhoneGap. O desenvolvedor cria as aplicações utilizando HTML/JavaScript/CSS e a mesma poderá ser executada em telefones Android ou no iPhone.
A ferramenta tem uma versão gratuita com funcionalidade reduzida e uma paga (com todas as funcionalidades obviamente).
Um ponto positivo do iOS2Droid em relação a essas duas ferramentas, é que o desenvolvedor não tem que aprender um novo framework de desenvolvimento.
Com o Adobe Air (http://www.adobe.com/br/products/air/) os desenvolvedores podem criar aplicações com o Flash CS5 para dispositivos móveis como: iPhone, Android e BlackBerry. Assim como outras ferramentas já citadas, pode-se utilizar HTML+CSS+JavaScript, porém o desenvolvedor pode contar também com a linguagem ActionScprit.
Para finalizar, temos o Elips Studio (http://www.openplug.com/products/elips-studio) que é um SDK baseado no Adobe Flex, onde o desenvolvedor cria suas aplicações usando ActionScript e MXML, e as aplicações serão disponibilizadas para Android e iPhone através de uma engine que converte esse código em uma aplicação nativa.
Podemos notar que todos os concorrentes apresentados aqui se baseiam em novas aplicações. E todas aquelas aplicações disponíveis na AppStore? O iOS2Droid pensou nelas! A ferramenta converte um código existente em uma aplicação Android. E os desenvolvedores de aplicações para iPhone poderão continuar utilzando o seu bom e velho Xcode. Podendo agora, ver suas aplicações executando em dispositivos Android com pouquíssimo trabalho.
Espero que a banca goste do trabalho. E vocês o que acham da idéia? Quem quiser dar uma conferida na dissertação é só clicar aqui.
4br4ç05,
nglauber
4 comentários:
A MobMidia tem interesse na sua ferramenta. Quando pode marcar uma apresentação pra gente?
Abraços,
Pedro Henrique Macêdo
pedro.macedo@mobmidia.com
Nelson, achei incrível o seu projeto, mas tenho uma dúvida. Você acha que as empresas que investem no iOS(uma plataforma rentavel) vão querer "migrar" para o Android, uma plataforma nova, com muitos aplicativos gratuitos e com um mercado consumidor mais geek?
Rigoroso Glauber!
Onde posso ter acesso a sua Tese?
obrigado
Oi João Paulo,
Então, segue abaixo o link:
http://www.scribd.com/doc/46282712/iOS2Droid-Uma-ferramenta-de-traducao-de-aplicacoes-iPhone-para-Android
Postar um comentário