sábado, 2 de janeiro de 2010

Mac OS X Leopard no PC

Olá povo,

Desde 2005 quando Apple começou a utilizar a plataforma Intel em seus computadores o projeto OSX86 criou o Hackintosh, que consiste na alteração do sistema operacional da Apple para executar em PCs comuns. Isso se deve ao fato de que o hardware, diferentemente do que era no passado é bem similar ao do PC convencional.

Hoje, o que impede que um PC execute o Mac OS X vendido pela Apple é o fato de o sistema operacional ser homologado para um hardware específico, ou seja, ele não tem os drivers do hardware de vários modelos/fabricantes que são utilizados em um PC comum. Já o Hackintosh disponibiliza os drivers e o kernel que permitem essa execução em um PC comum. Assim como o Linux, o Hackintosh também tem distribuições, as mais conhecidas são a iATKOS, iDeneb, Kalyway e Leo4All.

Nesse post, vou mostrar como eu instalei o hackintosh no meu notebook, e falar dos problemas que tive e tenho. Quero deixar claro aos que quiserem se aventurar que você deve conhecer bem a marca e o modelo de cada componente do seu hardware e que o uma distribuição pode ser melhor para um tipo de hardware do que para outro.

Legalidade

Segundo o site Olhar Digital a utilização do Hackintosh não é ilegal. Desde que você tenha comprado uma versão do Mac OS X Original que custa R$79,00.
No entanto quero reiterar que a instalação que fiz foi apenas para fins educacionais e que não me resposabilizo por nada que der errado no seu PC :)

O computador


Requisitos

O primeiro e mais importante deles: PACIÊNCIA. Eu tive que tentar várias vezes até conseguir uma instalação bem sucedida. Então, vá com calma gafanhoto :)

É aconselhável estar com outro computador por perto para tirar as dúvidas e resolver os problemas que você venha a ter.

Utilizei a versão iATKOS 7. Infelizmente não tenho o link, mas baixei via torrent aproximadamente 3.6GB

Após baixar a imagem, grave-a no em um DVD (eu utilizei o Nero) em uma velocidade baixa (2 ou 4x) para evitar problemas de leitura.

O processo

Coloque o DVD no driver.

Configure na BIOS do seu computador para dar o boot pelo driver de DVD.

Quando o computador iniciar, ele pedirá pra pressionar qualquer tecla para iniciar o DVD ou pressionar F8 para mais detalhes. Eu aconselho pressionar F8 e digitar -v e pressionar ENTER isso fará com que o DVD inicie no modo de debug. Assim, caso algum erro ocorra... pesquise na internet como resolver :)

Se tudo correr bem, a interface gráfica será carregada com uma tela cinza com a logo da Apple. Essa tela demora em torno de 3 minutos para desaparecer, depois dela aparecerá uma tela pedindo para clicar no botão pra continuar.

Quando carregar a tela de boas vindas, você precisará criar a partição onde ficará o sistema operacional. Para isso, vá até o menu Utilities | Disc Utilities, lá selecione o seu HD e crie uma partiação Mac OS Extended. Depois de criar a partição, feche o utilitário.

Clique em Continue, abrirá um tela de licença, clique em Agree. Agora o instalador perguntará onde você deseja instalar o OSX, selecione a partição que criamos no passo anterior e clique em continuar.

A tela Install Summary é o passo mais importante. Clique em Customize, nessa tela selecionaremos o que será instalado. Lembrando que isso pode variar de máquina pra máqunia. Abaixo listo o que EU, selecionei (não desmarquei nenhuma opção padrão):
- Bootloader > Chamaleon v2
- X86 Patches > Kernel > 9.7.0 Kernel Vodoo
- Drivers > System > SATA/IDE > VIA SATA/IDE
- Languages > Português > Português
Clique em Done. Voltará para a tela de Install Summary. Clique em Install.

O processo de instalação inciará e demorará cerca de 45 minutos. Quando a barra de progresso chegar ao fim, será exibida uma tela de sucesso e solicitará que o computador seja reinicializado. Quando o computador reiniciar, retire rapidamente o DVD do driver para evitar o boot pelo DVD novamente.

Se tudo correr bem, aparecerá a tela do Chamaleon e o boot do Mac OS iniciará automaticamente. Isso demorará cerca de 2 minutos.

Quando a interface gráfica inciar, para concluir a instalação serão feitas algumas configurações como: localização regional, teclado, se você deseja enviar informações sobre seu Mac (não faça isso :) , seu tipo de conexão com a internet (configure isso depois), informações pessoais (nome, sobrenome, etc), onde você utiliza o Mac, criará a conta (usuário e senha) para acessar o computador, timezone, e por último data e hora.

Se você chegou até aqui, a instalação foi concluída com sucesso e você é um sortudo :)

Abaixo o screenshot do meu Mac :)





Abaixo mais algumas informações...

Problemas Resolvidos

Windows XP e o OS X no mesmo HD em partições diferentes (óbvio): consegui colocando a partição do OS X como a primeira do disco, de outra forma a instalação dava problema ao reiniciar o computador após a instalação.

Dual Boot com o Windows XP: foi simples, bastou instalar o Windows XP em outra partição, depois de ter instalado o Mac OS. Com isso o bootloader do Windows sobrepos o Chamaleon (gerenciador de boot utilizado no OSX86). Depois foi só seguir esse tutorial.

Drivers ausentes: Wireless e Bateria. Não consegui utilizar o driver disponibilizado no site da Realtek. Ao invés disso, baixei um torrent de um CD-PACK com vários drivers, entre eles o driver da minha placa, que funcionou perfeitamente.

A placa de vídeo: a que o OS X detectou suporta apenas a resolução 1024x768. No entanto, seguindo esses links (link1 e link2), dá pra modificar.

Telado ABNT: o teclado do note é o padrão brasileiro, daí eu baixei o Brasileiro.bundle na internet (não lembro de onde) e funcionou. Entretanto a interrogação, que no meu teclado fica entre o Alt e o Ctrl da direita, não funcionou. Daí eu baixei o Spark e criei um atalho para a interrogação.

Problema NÃO Resolvido

Não tive tempo de procurar o driver da placa de rede Wired. É uma SiS, mas não lembro o modelo ao certo.

Programas legais

Para que a mudança pro mundo Mac não seja tão dolorosa, instalei no OSX alguns programas que utilizo com frequência no Windows:

- Eclipse Galileo
- Real VNC
- Microsoft Office
- MSN Messenger
- Android SDK

E por último...

Espero que tenham gostado e que esse post seja últil pra alguém. E se alguém resolver algum dos problemas que citei acima ou tiver alguma sugestão de melhoria mail-me.

4br4ç05,
nglauber

5 comentários:

Nocyvo disse...

Opa
Blz Glauber, bom que vc tenha conseguido instala o OSX no seu note. Esse é um sonho meu e de um outro amigo meu.
O note dele eh um DEll


vlw

Anônimo disse...

Olá Glauber,

Tudo bem? Achei o seu post sobre a instalação do Mac OSX em PCs ótimo. Já tentei instalar o OSX no meu PC inúneras vezes, usando todas as distros disponíveis, mas nunca deu certo.

Da última vez a instalação pareceu ter sido concluída com sucesso, mas na hora do reboot o sistema ficou preso na tela com a maçã cinza. Deve ter sido erro na configuração que eu escolhi. Você poderia me dar alguma dica de configuração para o iATKOS v7?

Meu PC é um:

Pentium 4 2.66 GHz
Placa Intel D865 PERL
Vídeo NVidia GeForce4 MX 128 Mega
Rede D-Link DFE-530TX
SoundMax Audio Integrado
HD Samsung SATA
DVD-RW Sony DRU 820A

Um super obrigado!

JC :)

Nelson Glauber disse...

Cara, eu tive o mesmo problema quando tentei instalar no meu Pentium IV. Ouvi relatos que só é possível em Dual Core pra cima. Tenta alterar as configurações na instalação. Se conseguir, me avisa.

rodrigo disse...

intalei o meu com um processador celleron e tah funcionando tudo direitinho , s[o tive que adicionar uma kext para minha placa de rede.

Fred Santana disse...

Muito bom!!
Também estou tentando instalar em um W93C porém teclado não funciona nem....
Dois dias lutando...
abç!