Olá povo,
Voltando a postar aqui no blog, vou mostrar rapidinho como usar o JUnit no Eclipse. Para quem não conhece, o JUnit é uma ferramenta freee de automação de testes unitários para Java. Esses testes unitários, visam validar o código que foi desenvolvido.
Vamos utilizar uma classe Calculadora abaixo:
public class Calculadora {
public int soma(int a, int b){
return a + b;
}
public int multiplica(int x, int y){
return x * y;
}
}
Seria muito simples testarmos essa classe não é? Para testar UMA classe sim, mas quando são CENTENAS?
Sendo assim, a idéia do JUnit é validar se os resultados de operações estão sendo satisfeitas, evitando que modificações acidentais causem um mal funcionamento no sistema.
Para utilizar o JUnit no Eclipse é bem simples. A versão Ganymede já vem com um plugin integrado. Então, vamos fazer o teste pra essa classe? No Eclipse, selecione File | New... | JUnit Test Case. Informe o nome da classe de teste, por convenção, utiliza-se o nome da classe mais a palavra "Test" no final. Então, colocaremos o nome de CalculadoraTest. Selecione a classe que estamos testando, e clique em finish.
Vamos deixar nossa classe como abaixo:
import junit.framework.TestCase;
public class CalculadoraTest2 extends TestCase {
Calculadora calc = new Calculadora();
public void testSoma() {
assertEquals(3, calc.soma(1, 2));
}
public void testMultiplica() {
assertEquals(12, calc.multiplica(4,3));
}
}
Agora vamos rodar nossos testes. Clique com o botão direito no projeto, selecione "Run as... | JUnit Test". Será exibida uma janela com o resultado dos testes. No nosso caso, os dois testes devem passar.
Como podemos notar, na classe de testes, estamos usando a classe junit.framework.TestCase que é do JUnit. A importação do JAR do JUnit é feito pelo próprio Eclipse.
Isso pode parecer muito trivial, mas imagine se acidentalmente, você muda o sinal do método multiplica? Se isso acontecer e o teste for executado novamente, você verificará que o teste do método de multipicação falhará. Alguns projetos reias realizam a execução dos testes junto com o build, para garantir que a versão gerada está funcionando corretamente.
É isso pessoal, vou tentar publicar mais posts como esse. Simples e pequenos :)
Mais informações sobre o JUnit clique aqui e acesse o site do produto.
4br4ç05,
nglauber
Nenhum comentário:
Postar um comentário